Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

E agora?


 


E agora? 




Ana acorda   entusiasmada, esperançosa para viver mais um dia com alegria. Lá fora, um sol radiante. Ela espia pela janela entreaberta e sorri.  O céu limpo, muito azul. Será um lindo dia ensolarado. Uma boa energia paira no ar. A natureza parece conspirar a favor.   O cheiro de jasmim anuncia uma   primavera que virá. Ana levanta da cama, toma banho. A água lhe é revigorante. 




O cheiro de pão novo, recém chegado da padaria, inunda a casa. Os jornais do dia, delicadamente colocados junto à mesa do desjejum.  




Ana senta à mesa para degustar o seu café da manhã e no qual ela dá preferência ao chá. Entre um gole e outro, os olhos sedentos por notícia percorrem   as páginas do Diário do Dia. 




No Brasil, os números de mortes por   Covid ainda são alarmantes e as   páginas policiais evidenciam o avanço da violência e a precariedade da Segurança Pública. Contudo, o que mais a deixa perplexa é a alta exorbitante do diesel e da gasolina, o que naturalmente aumenta em cem por cento o custo dos alimentos.




Neste país, uma cesta básica exige muitas horas de sacrifício de um trabalhador! 




Os olhos de Ana ficam  marejados.  Professora aposentada, salário muitas vezes recebido com atraso, ela sabe exatamente as dificuldades que enfrenta.




No entanto, é preciso sobreviver. Assim, e para afastar a tristeza que tenta lhe invadir a  alma, Ana resolve dar um passeio. Afinal, o dia está lindo e é domingo. Mas, e a surpresa¿ O carro, comprado com muito esforço e em longas prestações, não está na garagem. E aquela garagem vazia lhe dá a certeza de que foram roubados (o carro e o sonho) durante a madrugada.  Ana, até então somente leitora, vira notícia do Diário do Dia. E agora? 


Lucia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário